fbpx

No Ensino Fundamental I do Colégio Aprendiz trabalham-se os conteúdos, fundamentando-os à realidade do aluno e estabelecendo constante diálogo entre as disciplinas. Todas as atividades apresentam-se de forma contextualizada e, através de desafios, brincadeiras, jogos, incentivam a busca de soluções. Debates e trabalhos em grupo permitem a socialização, com o desenvolvimento de atitudes de respeito, tolerância, cooperação.

Divisor de águas

A saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental marcam uma passagem importante na vida das crianças. No 1º Ano, as crianças começam a ter uma rotina de alfabetização e a serem avaliadas constantemente, aumenta a grade curricular, o número de professores, as tarefas e o material pedagógico.

Aos poucos, as crianças vão se adaptando e adquirindo mais confiança e maturidade. Para que isso aconteça, elas são estimuladas com atividades diferenciadas envolvendo brincadeiras, jogos, músicas e histórias, desta forma, a assimilação acontece com mais facilidade, respeitando as individualidades e fragilidades. Cada criança tem seu jeito único de ser e de aprender.

Para as crianças com um pouco mais de dificuldade, oferecemos o grupo de estudos, uma aula extra, onde o aluno pode tirar dúvidas e reforçar o conteúdo em estudo. As aulas complementares são forte aliadas neste processo de desenvolvimento, elas aprimoram as competências individuais, melhoram a capacidade de armazenamento de informações, além de fortalecer as relações sociais o que amplia o rendimento em sala de aula. Segundo Jean Piajet, a infância é o tempo de maior criatividade na vida do ser humano.

1º ano - Fundamental

Novos desafios

No 2º Ano do Ensino Fundamental as crianças se deparam com novos desafios e para esta etapa, os conteúdos programáticos têm como objetivo a consolidação e a sistematização efetiva da alfabetização linguística e matemática, todas as atividades são voltadas para o desenvolvimento da autonomia, da capacidade de fazer escolhas e da elaboração de conclusões. Têm nas aulas complementares, os elementos essenciais para se desenvolverem de modo integral, em seus aspectos físicos, sociais, emocionais, culturais e cognitivos. No que se refere à leitura e à produção escrita, os alunos desta turma ampliam a diversidade discursiva com diferentes gêneros textuais em suas aulas de produção textual. Com os projetos desenvolvidos para fortalecerem o processo de alfabetização e com a participação dos pais, os alunos adquirem o hábito e o prazer pela escrita e leitura, tornando-se aos poucos mais críticos, mais reflexivos e capazes de fazer suas escolhas, expondo suas preferências literárias.

Todas as disciplinas são trabalhadas de forma interdisciplinar visando construir o conhecimento de forma global, os alunos participam do grêmio estudantil, assembleia de classe e traçam suas metas. Aos poucos ganham maturidade e confiança diante dos desafios e atividades avaliativas.

2º ano - Fundamental

Novos conceitos

Nesta fase, a criança tem como uma das suas principais características no aspecto cognitivo o nível da sua inteligência, nesta etapa sua atividade intelectual está mais avançada e está apta para compreender conceitos mais abstratos e complexos. No 3º ano, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em dois idiomas (Bilíngue), incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação.

Um dos objetivos para esta faixa etária é a consolidação e a sistematização dos conhecimentos relacionados à leitura e à escrita, quanto aos aspectos de estrutura da coerência e coesão textual.

Os alunos têm a oportunidade de aprender os conteúdos sempre de forma divertida e contextualizada, a intenção é despertar o interesse pela leitura com os quadrinhos, os quais contêm uma linguagem prática, colorida e com textos curtos, o que prende a atenção da criança, além de desenvolver a criatividade, aguçar a curiosidade e ampliar a escrita e a leitura. Dentro desse processo, participam das aulas complementares e do grupo de estudos, nos quais são trabalhados os princípios de observação, análise, avaliação, aplicação, resolução de problemas, criação e tomada de decisões.

3º ano - Fundamental

Novas competências

Considerando que as crianças com 9 e 10 anos estão mais independentes e aptas a adquirir novas competências, a proposta para os alunos do 4° ano visa desenvolver seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Todas as atividades desenvolvidas para este grupo oferecem uma proposta coerente e eficaz na formação integral dos alunos na língua portuguesa e raciocínio lógico para que dominem e compreendam o uso do sistema de numeração, os fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, realizar cálculos mentais, preencher tabelas e gráficos.

Relacionam-se com um número maior de professores, volume maior de tarefas em classe e participam de atividades complementares oferecidas pelo colégio. Além do projeto anual e de toda a proposta para esta etapa, os alunos participam de um desafio, um projeto de matemática envolvendo as quatro operações. O projeto é realizado em parceria com a família, os trabalhos em grupo tornam-se divertidos e os resultados são sempre positivos.

4º ano - Fundamental

Fechamento de um ciclo

O 5° ano do Ensino Fundamental é uma etapa muito importante, não só porque ele se caracteriza como fechamento de um ciclo, mas também como abertura de uma nova etapa, que exige mais responsabilidade e comprometimento do aluno. Os alunos do 5° ano participam durante todo o ano letivo de uma proposta pedagógica voltada para projetos com atividades preparatórias para o novo ciclo. Neste processo, levamos o aluno a aprender formas de se organizar e gerir seu tempo, a fim de criar hábitos de estudos eficazes, aprendendo a ser autônomos e capazes de resolver os desafios.

De acordo com os pré-requisitos para esta faixa etária, nossos alunos são preparados para que possam compreender, consolidar e sistematizar os conhecimentos relacionados a todas as disciplinas priorizando a linguagem escrita, leitura e raciocínio logico matemático. Nosso objetivo é que realizem as atividades de leitura/escrita com fluência e compreensão quanto aos aspectos estruturais, interpretação, coerência, coesão, reflexão e criatividade. Para comemorar a concretização deste ciclo, os alunos do 5° ano realizam um passeio de formatura inesquecível, momento de muita diversão, despedida e confraternização.

5º ano - Fundamental

Projetos do Aprendiz

colegio aprendiz pindamonhangaba bilingue maternal covid
Yellow Duck

A turma do Maternal do Colégio Aprendiz trabalhou a cor amarela nas aulas do Programa Bilíngue. Fizeram um passeio pela escola para encontrá-la, cantaram música e ouviram história. Depois fizeram uma produção artística com bolinhas de papel e colaram no Yellow Duck, trabalhando assim não somente a cor, mas também coordenação motora fina. #AprenderComEmoção #AprenderParaSempre  #VamosJuntos?

colegio aprendiz pindamonhangaba berçario covid
Descobertas do Berçário

Começa-se na infância, desde os primeiros dias do bebê, o processo de aprendizagem que impacta sua vida. É nas interações da criança com o ambiente e com experiências trocadas com as pessoas ao seu redor que esse processo de aprendizagem acontece. Como é lindo observar tudo isso e ver a evolução de nossos bebês do […]

colegio aprendiz pindamonhangaba leitura e interpretacao de texto ensino hibrido covid
O Sapo Zé

Os alunos do 2º ano A e B do Colégio Aprendiz fizeram a leitura e interpretação da história “O Sapo Zé” e finalizaram com uma divertida e criativa dobradura!  #AprenderComEmoção #AprenderParaSempre  #VamosJuntos?

Enviar Mensagem
Estamos Online!
Olá :) Tudo bem?
Está com dúvida? Nos mande uma mensagem!