fbpx

Para esta primeira trajetória de descobertas e preparação para a leitura e escrita, foram criados personagens que acompanham o educando dia a dia, compartilhando com ele experiências, dúvidas aspirações e conquistas, próprias de cada faixa etária. O material, rico em atividades lúdicas e interativas, promove a identificação com os personagens e as histórias que eles protagonizam, criando-se, assim, um clima propício e facilitador da aprendizagem.

Cuidado nos primeiros anos de vida

Os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da criança, pois representam um período em que ela está construindo sua identidade e grande parte da sua estrutura física, afetiva e intelectual. No MiniMaternal os laços afetivos se dão, principalmente, no período de adaptação, este é um momento cuidadosamente planejado, para que a criança, pais e professores se conheçam e estabeleçam vínculo de amizade e confiança. Passado este período, as crianças ingressam em uma rotina repleta de novidades.

O respeito, a individualidade e o ritmo de cada um são acompanhados com muito carinho e atenção e sempre que observado algo que seja relevante para a faixa etária os pais são comunicados e orientados. Na rotina destes pequenos “o brincar, puro e simples” está inserido diariamente como um dos principais objetivos.

E, neste mundo encantado da brincadeira, os professores promovem momentos nos quais as crianças são estimuladas com atividades de imitação, respeito e exploração sensorial. Nesta fase, ocorrem rapidamente o desenvolvimento físico e habilidades motoras. Elas são ativas e aprendem por meio de vivências sensoriais, ou seja, tocando, sentindo, ouvindo e experimentando.

Por meio da rotina diária, mediações e intervenções dos profissionais responsáveis, desenvolvem a autonomia e passam a realizar as atividades com desenvoltura, são estimulados também a ter uma alimentação saudável.

E em meio a todo este processo conseguimos, ainda, a conquista da maturidade biológica o que permite em parceria com a família fazer o desfralde, o que acontece com muito carinho, paciência e sucesso.

Com a turma do mini maternal aprendemos muito, pois todas as perguntas são encantadoras, pois são fruto da mais pura inocência.

001 MiniMaternal - Infantil

Trabalhando imaginação e brincadeiras

As crianças de 3 anos são fascinantes! Fantasia, imaginação e brincadeiras de faz de conta fazem parte da vida delas. Nesta idade, já descobriram o poder das palavras e entram na fase dos “porquês”, uma fase de curiosidade e de grande importância para o seu desenvolvimento.

A transição do MiniMaternal para o maternal traz uma etapa com atividades ainda não conhecidas por eles no ambiente escolar – o espaço físico é mais direcionado para atividades de registro, com maior intensidade, inicia o uso de material pedagógico, passam a ter aulas de bilíngue diariamente.

Eles já começam a ter contato com jogos, números e letras de forma contextualizada, em que todos os conteúdos chegam por meio de histórias, músicas e muitas brincadeiras. Já conseguem se concentrar por mais tempo, organizar e respeitar o momento das explicações, porém ainda têm dificuldades para dividirem o que é seu.

A leitura e o manuseio de livros passam a fazer parte desta rotina. Um hábito que ajuda a desenvolver a linguagem, vocabulário, escrita e a criatividade. Entre sons e ruídos entramos no mundinho encantado deles e conseguimos com sucesso participar de muito aprendizado e evolução.

002 Maternal - Infantil

Autocontrole e curiosidade pelo mundo

Com 4 anos, as crianças dão um grande salto no desenvolvimento. Nesta idade elas têm maior autocontrole e curiosidade pelo mundo que as cerca. Para que este desenvolvimento seja progressivo, todas as atividades planejadas têm como objetivo o lúdico, fundamentado nas mais variadas experiências e no prazer de descobrir os conteúdos para esta faixa etária. Usam jogos como ferramenta para ampliar o processo do desenvolvimento cognitivo social e emocional, a criatividade e a busca de soluções para desafios e problemas, além disso, o trabalho com os jogos favorece a capacidade de lidar com frustações desenvolvendo nas crianças o autoconceito positivo. Começa a ter grande avanço, em relação à linguagem, começa a se comunicar de forma mais clara e questionadora, o vocabulário se amplia diariamente. Já começa a construir seus conhecimentos na linguagem escrita, querem saber o que são palavras e o que dizem. Aumenta a capacidade de aprendizado matemático e o raciocínio fica mais rápido para resolução de problemas simples na rotina. Com as atividades de psicomotricidade, melhoram na coordenação motora grossa e na coordenação motora fina, já podem sustentar ferramentas da escrita. Usam giz de cera com destreza, lápis e realizam traçados de letras e números. Todas as atividades são preparadas com muito amor e respeito à individualidade.

003 Nível I - Infantil

Percepção maior do espaço e do mundo

Nesta idade, a criança já tem uma percepção maior do espaço e do mundo. Nessa etapa, damos início a pré-alfabetização, assim estimulamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação, desenvolvendo também as habilidades relacionadas à leitura e à escrita.

Apresentamos as letras do alfabeto e a partir daí os alunos começam a relacionar os fonemas e grafemas compreendendo a formação das famílias silábicas e, consequentemente, iniciam a construção de palavras simples. A utilização dos jogos, nesse processo, ajuda a estabelecer uma aprendizagem mais significativa, utilizando a ludicidade. Se mostram mais entusiasmados, pois já adquiriram autonomia para realizar diversas tarefas, já conseguem se concentrar por mais tempo e resolvem conflitos com mais segurança.

A preparação para o 1º Ano do Ensino Fundamental é desenvolvida com estímulos e incentivos, para que compreendam que o próximo ano será uma ampliação do que já aprenderam, assim, esta transição se dá com mais segurança.

004 Nível II - Infantil

Projetos do Aprendiz

colegio aprendiz pindamonhangaba bilingue maternal covid
Yellow Duck

A turma do Maternal do Colégio Aprendiz trabalhou a cor amarela nas aulas do Programa Bilíngue. Fizeram um passeio pela escola para encontrá-la, cantaram música e ouviram história. Depois fizeram uma produção artística com bolinhas de papel e colaram no Yellow Duck, trabalhando assim não somente a cor, mas também coordenação motora fina. #AprenderComEmoção #AprenderParaSempre  #VamosJuntos?

colegio aprendiz pindamonhangaba berçario covid
Descobertas do Berçário

Começa-se na infância, desde os primeiros dias do bebê, o processo de aprendizagem que impacta sua vida. É nas interações da criança com o ambiente e com experiências trocadas com as pessoas ao seu redor que esse processo de aprendizagem acontece. Como é lindo observar tudo isso e ver a evolução de nossos bebês do […]

colegio aprendiz pindamonhangaba leitura e interpretacao de texto ensino hibrido covid
O Sapo Zé

Os alunos do 2º ano A e B do Colégio Aprendiz fizeram a leitura e interpretação da história “O Sapo Zé” e finalizaram com uma divertida e criativa dobradura!  #AprenderComEmoção #AprenderParaSempre  #VamosJuntos?

Enviar Mensagem
Estamos Online!
Olá :) Tudo bem?
Está com dúvida? Nos mande uma mensagem!