Nos primeiros meses de vida de um bebê tudo é novidade, seja para os pais que estão aprendendo a lidar com esse novo momento, como para os pequenos que estão começando a vida. O desenvolvimento da criança é algo que desperta certa preocupação nos responsáveis, e desde cedo é possível ajudar no crescimento com simples estímulos diários.
Os primeiros meses
• Até o terceiro mês de vida, é ideal começar a colocar o bebê de bruços em alguns momentos junto com objetos coloridos ao seu redor. Isso estimulará a noção de lateralidade, além despertar o ato de engatinhar.
• Conversar com a criança e cantar também são ótimas atitudes, pois estimulam o desenvolvimento da fala e da audição.
A partir do 1º ano
• Já com um ano de vida, o bebê passa a ter noção de seus braços e pernas, então é quando se inicia os estímulos para desenvolver a coordenação motora. Brinquedos de encaixar e blocos de montar são excelentes para essa tarefa. Deixe as peças ao redor para que ele explore o local, e o auxilie a encaixar as pecinhas corretamente para assimilar as formas.
• Bonecas e bichinhos de pelúcia são ótimos para os pequenos, pois estimulam o senso de responsabilidade.
Ou seja, não existem regras específicas para ajudar no desenvolvimento de um bebê, mas essas pequenas dicas de estímulos podem e muito ajudar num desenvolvimento saudável.
Fonte: Bebê Abril